Páginas

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Macaron

É um pequeno bolo granulado e comumente produzido sob forma arredondada de 3 ou 5 cm de diâmetro, especialidade de Lorraine (Nancy e Boulay), na França.
O sucesso do doce não é de hoje. Nascido na Itália, o macaron se origina da palavra maccherone, que quer dizer massa fina. No século XVI, o macaron foi levado para a França pela corte de Catarina de Médicis e sua receita era mantida em segredo, atendendo apenas à nobreza. As primeiras a fazer os biscoitinhos na França foram às irmãs do convento Saint-Sacrement, da cidade de Nancy.
Hoje o doce é muito servido nas festas de casamento brasileiras. Delicado, sequinho e crocante por fora, e por dentro um recheio macio e cremoso. Além de visualmente bonito, com variadas cores que podem combinar com sua decoração, gostoso, ainda pode ser distribuido como lembrancinha. O Macaron aos poucos está tomando o espaço do então famoso Bem-Casado, que não fica atrás em questão de elegância e sabor.
O significado do  Macaron é o mesmo do Bem-Casado: duas metades unidas por um recheio doce unindo simbolicamente o casal de noivos.
No Brasil, um dos ingredientes incorporados à receita foi à castanha de caju por ser mais barato e maior facilidade de acesso que a farinha de amêndoas, usadas na França. A receita ainda leva claras de ovos, açúcar e um recheio doce. Os ingredientes são simples, o diferencial é a forma com que é feito, pois exige técnica e cuidados com o forno, manuseio e o ponto ideal.









Nenhum comentário:

Postar um comentário